SÃO JOÃO DEL REI - CADA CANTO UM ENCANTO
- Tatiane André
- 15 de abr. de 2018
- 4 min de leitura

Ahhhh o que falar dessa cidade encantadora lá do interior de Minas?? pois bem quem já conhece sabe direitinho o que eu vou contar e quem não conhece, vai ficar com muita vontade de ir conhecer. Como vocês sabem eu sou mineira, amo de paixão a minha terra e São João Del Rei é a minha cidade do coração, morei alguns anos lá e fiz amigos que são eternos em meu coração.
Então vou contar um pouquinho da história dessa cidade e deixar vocês meus queridos leitores, com uma vontade imensa de pegar um voo, um carro ou ônibus e parti pra Minas Gerais.. Ohh terra boa sô.
Vocês sabem que nas minhas últimas férias, dei rolé por lá né, e alguns dos meus amigos e também meus leitores me disseram: “Tati, você poderia começar a escrever também sobre as cidades que você visita aqui do Brasil, para que outros leitores de outros estados e de outros países também conheçam melhor o nosso país”. No início fiquei pensativa, mas guardei essa ideia e aqui estou eu hoje, levando em consideração os conselhos dos meus queridos amigos mineiros. Então vamos lá???
CURIOSIDADES
A história conta que nos anos de 1704 e 1705, o português Manuel João de Barcelos, descobriu uma grande quantidade de ouro, no Morro das Mercês. A partir daí, começou o povoamento. Muita gente chegou por aquelas bandas, em busca de riqueza e minerais – dando início à cidade que no futuro viria a ser, São João Del Rei.
Naquela época o Brasil ainda era colônia de Portugal. O local recebeu o nome de Arraial Novo Rio das Mortes e seu solo foi intensamente explorado devido à grande quantidade de ouro encontrada. Em 1713, para presentear Dom João V, Rei de Portugal, o Arraial foi nomeado Vila de São João del-Rei.
Característica marcante da cidade, as igrejas começaram a ser construídas no estilo barroco mineiro, a partir do século 18. Algumas delas chamam a atenção pelos seus altares dourados, com detalhes da arquitetura da época e ornamentados com ouro. As mais importantes são: Catedral-Basílica do Pilar(1721), Rosário (1720), Carmo (1733), Mercês e Bonfim (1769), São Francisco de Assis (1774 ), Senhor dos Montes, Santo Antônio e Nossa Senhora da Piedade do Bom Despacho (antiga capela da Cadeia).
Quem passeia pelas ruas bucólicas de São João Del Rei pode respirar um pouco da cultura e história da cidade que foi berço de um dos episódios mais importantes do Brasil, a Inconfidência Mineira. O movimento teve início na região em 1789, quando moradores de São João Del Rei, Tiradentes e Vila Rica (atual Ouro Preto) uniram suas forças contra a Coroa Portuguesa. O objetivo era lutar a favor da liberdade e contra as altas taxas de impostos cobrados por Portugal. Para os Inconfidentes, a Vila de São João Del Rei seria escolhida como capital mineira ao final do movimento.

CIDADE DOS SINOS
São João Del Rei, é uma das poucas cidades do Brasil que ainda preserva algumas das suas tradições. A cidade mineira, é conhecida como “A Terra onde os sinos falam”. Os sineiros são os filhos da terra e comunicam com a população por meio do instrumento. Quando há missa festiva, há um tipo de repique. Missa cantada com sermão, tem outro. Enterro, procissão, eleição, parto ou festas – para tudo há um tipo de toque, repique ou dobre, que soa de uma igreja e percorre a cidade.
Atualmente, o centro antigo, ainda guarda o charme e a riqueza do ciclo do ouro e suas construções barrocas do século XVIII, bem preservadas que encantam os turistas.
O conjunto arquitetônico totaliza mais de 700 imóveis, tombados pelo IPHAN, em 1938. Em 2007, a cidade ganhou o título de Capital Brasileira da Cultura. Só por essa curta descrição, já deu para perceber que São João Del Rei, é um prato cheio para os adoradores de história e cultura, não é mesmo?
MELHORES PONTOS DE SÃO JOÃO DEL REI
IGREJA SÃO FRANCISCO
A Igreja de São Francisco de Assis foi construída no ano de 1749, pela Ordem Terceira de São Francisco de Assis. A fachada foi elaborada pelo Mestre Antônio Francisco Lisboa, o famoso Aleijadinho. Este belíssimo templo católico, é um dos principais pontos turísticos da cidade.

PONTE DO ROSÁRIO (PONTE DA CADEIA)
Localizada no centro da cidade, a construção secular da Ponte do Rosário, chama atenção de quem passa – é marca registrada e considerada por muitos, como um dos mais belos cartões postais de São João del Rei.

IGREJA NOSSA SENHORA DO CARMO
Outro belo encanto, no coração do centro antigo de São João del Rei, é a Igreja do Carmo, construída pela Irmandade de Nossa Senhora do Carmo, entre 1732 e 1759. Seu interior ostenta lustres de cristal e um rico altar de estilo arquitetônico barroco.

PASSEIO DE MARIA FUMAÇA
Nunca viajou de trem? O passeio de Tiradentes a São joão Del Rei, é uma boa pedida! O trajeto não é longo, são cerca de 12 km percorridos às margens do Rio das Mortes, a bordo das centenárias locomotivas (o percurso, tem uma duração de 40 minutos). Na entrada para o vagão, aproveite para sentar do lado direito e contemplar a bela paisagem da Serra de São José.

IGREJA N.S.DAS MERCES

Para conhecer a igreja do século XIX, vá até a Praça Barão de Itambé – o monumento religioso está localizado no alto do morro. Suba as escadarias da Matriz e do adro da igreja e aprecie, a incrível vista do centro histórico da cidade. Se possível, visite a fachada à noite já que iluminada, fica ainda mais bonita.
A vista lá de cima é incrível...

RUA DAS CASAS TORTAS
Próxima ao Largo do Rosário, encontra-se a Rua de Santo António, mais conhecida como a Rua das Casas Tortas (antigo caminho dos bandeirantes). A rua abriga casas centenárias de arquitetura colonial. Aproveite para visitá-la!

Eitaaa, pessoal ainda tem tanta coisa pra visitar nessa cidade maravilhosa. Cidade encantadora <3
Depois de conhecer Portugal, percebi a tamanha semelhança entre os países, temos muito deles aqui e muito nosso lá.
A comida então, nem se fala.... Conheça Minas.
Espero que tenham gostado e se apaixonado por SÃO JOÃO DEL REI - MINAS GERAIS
Até o próximo, beijinhos!




Comments