
-
Como funciona o programa de bolsas do Santander? O Santander possui vários programas de bolsas, e o que eu participei foi o Ibero-Americanas. Nesse caso a sua universidade tem que ser conveniada com o banco e se for, você pode se inscrever no site quando abrir as inscrições e no site eles te dão 3 opções de universidades fora do Brasil. No meu caso escolhi Espanha e México, mas minha universidade não tinha acordo com elas (nesse caso se eu fosse para lá, teria que pagar as aulas), então resolvi tentar uma universidade de Portugal, onde minha universidade era conveniada e assim eu não precisaria pagar as propinas.
-
Como é feita a seleção de candidatos pelas universidades participantes? Depois das inscrições serem fechadas no site do Santander, as universidades de origem abrem um processo seletivo interno. Cada universidade tem autonomia para fazer as normas do edital e o número de vagas de cada universidade também é diferente. No meu caso só tinha uma vaga e o aluno era selecionado através de uma pontuação de currículo lattes (nesse caso publicações, apresentação de trabalho, congresso) tinha um peso e valor e também era considerado o histórico escolar. Depois disso era feito os cálculos e o aluno com maior pontuação ficava em 1º lugar. Se esse aluno não quisesse ir, então passava a bolsa para o próximo.
-
Como é feita a candidatura na universidade do intercâmbio? Cada universidade tem um tempo certo para abrir as inscrições para alunos estrangeiros. Como minha universidade tinha convenio com a minha universidade do intercâmbio foi bem tranquilo. Minha uni de origem é a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e a minha uni de intercâmbio foi a Universidade do Algarve (UALg). Tive que submeter a minha inscrição e anexar alguns documentos, inclusive o passaporte. Então se pretende fazer intercambio e não tem passaporte, já pode começar a providenciá-lo porque demanda tempo e dinheiro, não deixe para a última hora. O que você tem que fazer e ficar atento ao site da sua uni de intercambio e ver quando abre as inscrições.
-
Como é feito o pedido de visto para Portugal? Acredito que essa é uma dúvida de quase todo mundo, porque brasileiros podem ficar em Portugal sem visto. Realmente pode, mas como turista, para estudar em Portugal é necessário o visto de estadia temporária que é de 4 meses e começa a contar a partir da data que você entra na Europa. No Brasil temos vários consulados e cada consulado age de forma diferente. Como estou em MS, meu consulado correspondia ao de São Paulo. O que você deve fazer é entrar no site do seu consulado, pegar a lista de documentos que ele exige e também tem que pagar o valor do visto. Como sou do MS, eu tive que reunir todos os documentos, pagar um boleto e enviar o comprovante para SP, depois acompanhei pelo site até eles marcarem uma entrevista, onde eu levei meu passaporte. Na entrevista eles conferiram meus documentos e eu deixei meu passaporte lá para pegar depois com o visto. Nesse caso você tem 2 opções: Você pode ir buscar quando tiver pronto ou eles mandam pelo correio para sua casa. O processo todo durou em torno de 2 meses, então se programe para não deixar pra última hora.
-
Existe seguro de saúde com acordo bilateral entre Brasil e Portugal? O seguro de saúde é um dos documentos exigidos no pedido de visto e muitas vezes sai muito caro. Portugal e Brasil tem um acordo, onde os brasileiros, podem usar o serviço de saúde como se fossem portugueses (lembrando que em Portugal, as pessoas pagam pelo serviço de saúde, mesmo sendo públicos, existem vários tipos de taxas). Esse seguro de saúde se chama PB4 e cada estado no Brasil tem uma secretaria onde ele é emitido e não se paga nada (ele é emitido no Ministério da Saúde). O meu foi emitido em Campo Grande, precisei levar, passaporte, comprovante de residência, cpf e identidade e esse documento eles me entregaram na hora e não paguei nada por ele.
-
Em qual agência comprar passagem? Sabemos que as passagens são bem caras para a Europa. Nessa minha saga de intercâmbio, descobri que existem algumas agências que tem um desconto para estudantes e o preço sai mais em conta. Eu comprei pela STB intercâmbio e foi bem tranquilo, com atendimento todo online, não tive nenhum problema e consegui um preço muito bom. Outra dica é não deixar pra última hora, porque sai caro.
-
Quanto tempo você ficou em Portugal? Fiquei um semestre, janeiro a julho de 2017.
-
Você pode escolher a cidade que quer ir? Por que escolheu a sua cidade? Se a sua universidade tiver mais de uma universidade conveniada, você pode sim escolher para onde ir. No meu caso só tinha mesmo a UALg e a cidade é Faro. Quando minha coordenadora de relações internacionais me disse que era essa a possibilidade, que era pra eu pesquisar sobre a cidade e tals, e ver o que eu achava rs. Ahhh quando joguei no google, foi amor a primeira vista rs. A cidade é linda, rodeada de praias maravilhosas e é uma das regiões de Portugal mais visitadas o ano todo. E hoje depois desses meses todos, acredito que não poderia ter escolhido lugar melhor. Faro é Faro. Sempre vai ter um lugar mais que especial no meu coração. Sou de Faro, sou Farense.
-
O que você estudou em Portugal? Cursei algumas disciplinas no curso de licenciatura em enfermagem e também desenvolvi um projeto científico.
-
Como funciona a moradia na cidade em que morou? A universidade possui alojamento para estudantes? Sim, a UALg oferece alojamento (residência) para estudantes estrangeiros e se paga uma taxa mais barata. Porém, nem sempre consegue vaga no alojamento, porque eles dão prioridade para quem vai ficar mais tempo. Faro por ser uma cidade universitária, possui muitos apartamentos e aí você consegue alugar o quarto. Eu dividi o apartamento com um brasileiro e um mexicano, foi uma experiencia muito bacana.
- Foi sua primeira viagem internacional? Você foi sozinha? Sim, foi minha primeira viagem internacional e viajei sozinha. Fiquei assustada, tive medo de me perder, não conhecia nada e nem ninguém mas..Passou!rs Vou falar sobre isso em outro post pra vocês terem uma ideia de como foi e do que podem fazer pra tornar mais fácil!