top of page

TA

TA 

Por que fazer um intercâmbio? Não sei quantas vezes ouvi essa pergunta. Mas para responder vou ter que contar um pouquinho da minha vida.

Eu sempre quis conhecer outro país e sempre quis ter essa experiência fora do Brasil (quem me conhece sabe muito bem disso e não me deixa mentir rs). Queria fazer algo que eu pudesse um dia no futuro olhar pra trás e dizer: "Aquela foi a aventura mais louca que eu já fiz" ou até mesmo "Aquilo foi demais/Amei tudo". Eu sou uma sonhadora nata e uma das que sonha mais alto. Como acha que sei disso? Sempre que conto alguma das coisas que pretendo fazer, algumas pessoas se espantam, outras riem e outras até se preocupam e acham que sou louca rs, algumas até me admiram e acham legal essa coragem espantada no meu rosto rs. Eu sempre disse para os meus pais, irmãos e amigos que eu gostaria muito de morar em outro país. Eu amo o Brasil, de verdade! É o meu país e sempre será, mas isso não significa que eu teria que passar o resto da minha vida morando no mesmo lugar, fazendo as mesmas coisas. Gosto de me aventurar, de correr atrás dos meus sonhos, de ir sempre e além, não é qualquer obstáculo que me faz desistir, faço isso desde que sai da casa dos meus pais com 18 anos.

E agora uma nova história, uma nova aventura começa. Tudo começa com um processo de candidatura pelo programa Ibero-Americanas. Minha universidade tinha apenas 1 vaga e se inscreveram 86 pessoas. 86 pessoas??? sim isso mesmo e se hoje estou escrevendo nesse blog, já pode imaginar que sim, eu sou a sortuda e sim fui selecionada, fiquei em 1º lugar. Me lembro como se fosse hoje, era julho de 2016 e eu estava viajando, quando minha amiga me mandou uma msg no celular, dizendo que tinha saído resultado e que eu estava em 1º lugar. Nessa hora eu estava dentro do ônibus e minha internet estava uma merda rs, não conseguia acessar a página, então pedi a ela que me mandasse um print porque eu não estava acreditando rsrs. Naquele momento, minha vida parou, foi um mix de sentimentos tão grande que jamais poderia imaginar. Uma alegria enorme e ao mesmo tempo tantas incertezas... Conto isso, para dizer a vocês que nada é impossível, jamais desistam de algum sonho, persistam, pode demorar, mas sua hora vai chegar.

O que me levou a ter essa experiência e deixar família, amigos, país e "atrasar minha formatura" para ir viver em outro continente? O novo, o diferente, a mudança e tudo aquilo que eu poderia crescer, não só profissionalmente, mas também, em termos culturais e pessoais. Eu estava totalmente disposta a trabalhar meu emocional e a amadurecer, e é exatamente o que aconteceu. Claro que algumas vezes surgiram pequenos probleminhas como choque cultural (por ter coisas que você é acostumado a fazer e eles não fazem ou até mesmo por esperar que as pessoas sejam como no seu país e perceber que elas não são) mas a medida que você vai vivendo a experiência, vai se acostumando e aprendendo. Pelo tempo que estive lá, em nenhum momento me arrependi da minha escolha, acho que foi a melhor decisão que já tomei em toda a minha vida.

O intercâmbio é diferente para cada pessoa. O seu intercâmbio, vai depender do que você faz no país e de como você encara as coisas. Antes de embarcar, ouvi muitas histórias boas e muitas histórias ruins de diferentes intercambistas, mas coube somente à mim decidir se queria "arriscar" ou não. Meus professores e amigos me diziam que o primeiro mês seria o mais difícil, que eu iria sentir muita saudade e que eu iria chorar demais. Engraçado que, isso não aconteceu comigo rs. Em meu primeiro mês não tive problema algum! Tinha muita saudade da minha família e dos meus amigos, gostaria de verdade que eles pudessem estar lá pra compartilhar o lugar lindo e tudo que eu estava vivendo, mas em nenhum momento cogitei a possibilidade de "voltar pra casa". Ao fazer intercâmbio, você tem que ser flexível e estar aberta à possibilidades. Se você tem vontade de fazer um intercâmbio e tem condições de se manter no país, então não perca seu tempo, não pense duas vezes, arrume suas malas e vá.

Espero que com este blog, eu possa mostrar pra vocês pelo menos um pouquinho da riqueza cultural que vivi lá!Eu escolhi Portugal, mas há muitos outros países que vocês podem escolher. Dentre eles Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália, França .... E vivendo em Portugal consegui conhecer outros países e pretendo contar aqui para vocês. Todas as fotos e todos os vídeos que postei em minhas redes sociais, não faziam juz ao que vivi lá. Claro que antes de ir(digo no dia mesmo por que, quando faltavam meses para o meu embarque e tal, eu realmente nem sentia que estava saindo do país) é claro que eu me senti insegura e tinha medo. Isso é super normal e faz parte do processo de crescimento e aprendizado. O medo de deixar meu porto seguro, minha vida atual, tudo. A insegurança de não fazer amigos, de não conseguir se adaptar ou de ficar em um lugar que não seja agradável. Se eu soubesse que tudo seria maravilhoso como foi, eu jamais teria pensado algo assim.

A minha maior saudade, foi ficar longe do meu sobrinho, senti muito a falta dele. Mas pra tudo nessa vida temos que fazer sacrifícios e para cada escolha uma renúncia.

De qualquer forma, a mensagem que quero passar é de que a decisão é somente sua.

Mas deixo claro que nem tudo é flores no intercâmbio. Sempre passamos por alguns problemas e algumas dificuldades, mas volto a dizer que isso tudo depende da forma como você encara as coisas. Se você encarar o problema como "impossível de resolver", ele com toda a certeza será. Alguns acontecimentos também podem deixar você um pouco pra baixo ou você pode até se decepcionar um pouco consigo mesma quando não entender algumas coisas, mas isso passa. Tudo depende da sua dedicação e da sua vontade de seguir em frente e estar preparado para a próxima!

E é isso aí gente!Acho que repeti inúmeras vezes algumas coisas, mas espero que tenha valido a pena e que ajude vocês a decidir se farão intercâmbio ou não!Se precisarem tirar dúvidas, podem acessar minhas redes sociais, instagram e facebook, ou até mesmo mandar  aqui nos comentários que vou responder todos.

Beijinhos <3

A VIDA É TREM BALA, PARCEIRO E A GENTE É SÓ PASSAGEIRO PRESTES A PARTIR! (Ana Vilela)

TA

© 2017 por TA. Todos os direitos reservados. Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page