FÁTIMA - PORTUGAL
- Tatiane André
- 16 de jan. de 2018
- 4 min de leitura
Acredito que assim como eu, todo católico tem o sonho de algum dia poder visitar o Santuário de Fátima em Portugal. E assim, pude realizar mais um sonho, enquanto intercambista.
Então, aperte os cintos e venha viajar comigo em mais uma aventura incrível.
Essa viagem não foi programada, como as outras que fiz. Em um belo dia, como os outros que sempre passávamos em frente a Marina de Faro, vendo o pôr do sol (tenho que fazer um post sobre isso), em uma conversa descobri que dois amigos, iriam visitar Fátima no dia seguinte. Eu disse: O que? Vocês vão amanhã? Como assim?? Eles responderam: tá afim de ir? Eu: Opa, vou sim. Já sabe horário e onde vão ficar? Eles: Não, não, vamos ver isso agora. Eu: Então tá, tenho uma amiga que já foi pra lá vou pedir o contato do hostel.
E assim foi, consegui o hostel e resolvemos o horário para seguir no dia com destino a Fátima. Lembrando que estávamos no sul de Portugal, na região do Algarve, então teríamos que ir até Lisboa e de Lisboa até Fátima. Existem dois meios, para chegar lá: comboio (trem) ou autocarro (ônibus), optamos por ir de comboio. Mas o comboio não chega até a cidade, ele nos deixou em uma estação localizada a mais ou menos 25km da cidade de Fátima e de lá pegamos um táxi, que nos deixou na porta do hostel.

(Tati, Gui e Renan)
Santuário de Fátima
Os maiores atrativos de Fátima estão centrados na religião: o Santuário de Fátima, o Museu Interativo, o Museu de Cera, as lojas de souvenir. Até os nomes dos hotéis e das ruas têm apelo religioso ali. Já tinha ouvido isso antes e lá, in loco, pude confirmar: Fátima tem uma energia especial. É claro que isso se deve à devoção das pessoas. Você vê pessoas peregrinando de joelhos, apertando o terço nas mãos, se emocionando, acendendo velas, pedindo, agradecendo e uma energia tão grande que acredito que é impossível não sentir.
Fátima fica no Concelho de Ourém, na região Centro de Portugal. A cidade se chamava Cova da Iria até começar a sequência de milagres de Nossa Senhora, cujo centenário se celebrou em 2017, ano em que Fátima recebeu a visita do Papa Francisco. (Estive em Fátima em abril de 2017 e o Papa estaria lá em maio).

(Santuário de Fátima, foto: Tatiane André)
As aparições de Fátima
Conta a história que no dia 13 de maio de 1917, três crianças pastorinhas – Jacinta, Lúcia e Francisco – viram Nossa Senhora pela primeira vez, anunciando que faria ainda mais seis aparições, sempre ao 13º dia de cada mês seguinte. E assim foi: de maio a outubro, Nossa Senhora aparecia na Cova da Iria sempre no dia 13 (à exceção de agosto; explico em seguida).
Ao longo do meses, crescia o número de peregrinos indo à então Cova da Iria, assim como crescia a desconfiança de outros tantos. Então, em agosto, o Administrador da Cova da Iria, convencido de que precisava desmascarar as crianças e acabar com o mito das aparições, manteve os três pastorinhos presos e sob interrogatório por dois dias. Nesse mês de agosto, Nossa Senhora só fez sua aparição no dia 19.
Por essa razão, embora Fátima seja um lugar de oração e fé o ano inteiro, de maio a outubro, o Santuário atrai ainda mais gente. Nas noites do dia 12 (18, em agosto) há procissão de velas e vigília. Nos dias 13 (19, em agosto) há missa e a cerimônia do adeus. O mês de maio é o que costuma concentrar a maior quantidade de peregrinos no Santuário.

(Pessoas do mundo todo, visitam o Santuário. Foto: Tatiane André)
O que fazer em Fátima
O Santuário de Fátima foi erguido no lugar onde aconteceu a primeira aparição de Nossa Senhora. São três construções principais. A Capelinha das Orações é considerada o coração do Santuário. Foi erguida no exato local das aparições, a pedido de Nossa Senhora. Hoje, uma capela maior em vidro protege os peregrinos e forma uma espécie de redoma ao redor da Capelinha. Nesse espaço há orações do terço todos os dias, em diversos horários, entre as 10:00 e as 21:30.

(Capelinha de orações. Foto: Tatiane André)

(Imagem de Nossa Senhora no local exato da aparição. Foto: Tatiane André)

(Azinheira. Foto: Tatiane André)

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário é o templo maior do Santuário, onde ficam os túmulos dos Pastorinhos. Nesse espaço há também capelas dos passos, marcando a via crucis de Cristo. O sino da basílica marca as horas tocando “Ave Maria”.

(Basílica de Nossa Senhora do Rosário)


( Túmulos de Jacinta e Lúcia. Foto: Tatiane André)

(Túmulo de Francisco. Foto: Tatiane André)
A terceira construção principal do Santuário de Fátima é a Basílica do Santíssimo Sacramento. É uma igreja bem grande, com traços modernos, que foi recentemente construída já que a igreja mais antiga não dava mais conta de tantos fiéis.
Há ainda capelas subterrâneas onde são realizadas missas ao longo do dia, em diversos horários, e um espaço de exposições relacionadas.Chegando ao Santuário a qualquer hora do dia você vai encontrar uma missa ou oração do terço prestes a começar. Caso não aconteça, os espaços estarão abertos para você rezar.

(Basílica da Santíssima Trindade. Foto: Tatiane André)
Além do Santuário, quem tem interesse na história de Nossa Senhora de Fátima pode visitar O Milagre de Fátima – O Museu Interativo, que refaz a história da Santa, desde as aparições do Anjo, em 1916, até a consagração de Nossa Senhora de Fátima pelo mundo. Outro Museu nos arredores do Santuário é o Museu de Cera de Fátima, com algumas centenas de imagens religiosas. A visita a cada um deles custa 7,50 euros.
Já mais distante do Santuário (a pouco mais de 2km), outro ponto de oração fica em Valinhos, onde moravam os três Pastorinhos e onde Nossa Senhora fez a sua aparição de agosto de 1917. Ali, em meio a um bosque de oliveiras, fica uma Via Sacra e foi erguida também uma espécie de altar, o Calvário Húngaro.
A caminhada até o pequeno vilarejo é bem gostosa, cheia de mensagens pelo caminho e com uma paisagem incrível. Também pode-se visitar a casa onde os pastorinhos moravam, todos os móveis e utensílios são daquela época.

(Foto:Tatiane André)


(Foto:Tatiane André)

(Entrada da casa dos Pastorinhos.Foto:Tatiane André)
Ficamos em Fátima de um dia pro outro e deu pra fazer praticamente tudo. Foi uma viagem tranquila e na volta optamos pelo autocarro. Obrigada pela companhia meninos.
Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre Fátima. E em breve mais posts e muitas viagens.
Até breve! Beijinhos <3

Comments