top of page

Welcome to Algarve

  • Foto do escritor: Tatiane André
    Tatiane André
  • 19 de jul. de 2017
  • 3 min de leitura

Fazer um intercâmbio sempre foi o meu sonho. Conhecer outro país, outra cultura e poder estudar é algo realmente que sempre quis desde que entrei na universidade. Sempre acreditei que essa experiência iria me fazer crescer muito em todos os sentidos, e hoje tenho certeza disso.


Depois que fui contemplada com a bolsa, a próxima decisão teria que ser tomada: qual país e qual universidade eu iria?! Então surgiu a oportunidade de fazer intercâmbio em Portugal, aliás sul de Portugal, em uma pequena e encantadora cidade chamada Faro, na Universidade do Algarve.


O intercâmbio pode ser compreendido como uma maneira de trocar informações, crenças, culturas, conhecimentos. Assim, a experiência de viver em outro país oportuniza conhecer hábitos diferentes e específicos, abre outras perspectivas, ajuda a superar dificuldades, porque o intercambista precisa se adaptar ao ambiente, enfrentar desafios e crescer e ainda haja vista para um fortalecimento emocional, devido a distância dos laços afetivos de origem, propiciando a vulnerabilidade no processo de tomada de decisões da vida pessoal e profissional.


Sabemos que Portugal continental está geograficamente situado na costa Oeste da Europa, na Península Ibérica. Faz fronteira a Norte e a Leste com a Espanha, a Ocidente e a Sul com o Oceano Atlântico, situando-se numa posição geo-estratégica entre a Europa, a América e a África. Para além do Continente, o território português abrange ainda as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, dois arquipélagos localizados no oceano Atlântico.


O sítio (a região) em que eu passei a viver os melhores dias da minha vida é conhecida como Algarve, ou seja, “o paraíso”, foi assim que apelidei esse lindo lugar. O Algarve localiza-se na área sul de Portugal, o que permite um contato privilegiado com o Oceano Atlântico e usufruir de um clima ameno. A cidade de Faro, é considerada a capital do Algarve, além disso, essa região possui 16 concelhos e 67 freguesias, a região combina litoral, barrocal e serra num toque de diversidade, numa tradição enraizada nas suas gentes e no seu costume. Um dos lugares mais visitados por turistas o ano todo e no verão os números só aumentam.


Como disse antes rs, para mim o Algarve é uma das regiões mais lindas de Portugal, quanto mais eu conhecia, mais eu me apaixonava. Cidades lindas, praias maravilhosas, construções belíssimas e uma gente simples e acolhedora. Em Faro eu me sentia em casa.


A cidade de Faro, como todas as outras cidades de Portugal, é um encanto e é considerada uma das mais importantes do país. Conhecida pelas suas ruas estreitas e pelos arcos medievais, Faro também é famosa pelo tradicional fado português, estilo musical que é cantado exclusivamente por homens. E é lá também que o uso do traje acadêmico que identificam os estudantes portugueses, as famosas capas e batinas que inspiraram os uniformes do filme Harry Potter.


Na baixa, podemos encontrar cafés super agradáveis, várias lojas, discotecas, sem contar a marina que é uma zona (local) onde ficam os barcos. Também vale a pena visitar a cidade velha, onde tem toda uma história e vistas belíssimas. Mas o que mais me encantava era o pôr-do-sol, acho que jamais vi um pôr-do-sol, tão lindo como o que a gente via na marina de Faro.


Em Faro também podemos encontrar o Fórum Algarve (shopping), onde tem muitas lojas, comida de todos os tipos e inclusive tem comida brasileira, sempre que dava eu ia comer lá, cinema entre outros.


Como sabem, em Portugal o comboio é extremamente usado e Faro conta com uma estação que faz ligação com as principais cidades do país, além de contar com um aeroporto, que faz voos diariamente para toda a Europa, com um preço bem acessível.

Lá encontra-se a Universidade do Algarve (UALg), a instituição que eu estudei. É uma instituição pública de ensino superior que em 2012, já contava com um corpo docente de 820 professores para mais de 10 mil estudantes. Possui quatro campi: campus de Gambelas (Faro), campus da Penha (Faro), campus da Saúde (Faro) e campus de Portimão (Portimão). Ainda conta com ótima infraestrutura a nível nacional e internacional, incentivando alargamente a investigação científica.


Mas ainda tem muita coisa para vocês saberem sobre essa cidade e também sobre a universidade, esse post foi para matar a saudade que eu já estou e também para ficar aquele gostinho de quero mais hahaha


O Algarve é sem dúvida uma região que vale a pena ser visitada!


Beijinhos e até o próximo.

 
 
 

留言


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2017 por TA. Todos os direitos reservados. Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page